sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SEQUÊNCIA DIDÁTICA

Esta sequência foi trabalhada em sala de aula, visando uma melhoria nas práticas de leitura dos discentes que ainda não liam convencionalmente, para que através desse gênero possam se divertir lendo.


SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS
JUSTIFICATIVA:
      O mundo muda e o ensino também. Durante todo este século, a aprendizagem foi pesquisada resultando em diversas propostas de ensino. Para desenvolver as competências leitoras é essencial que ofereça aos discentes uma diversidade textual e entre essa as Histórias em Quadrinhos estejam incluídas favorecendo uma aprendizagem prazerosa e divertida.        
          As histórias em quadrinhos, atualmente, são reconhecidas como um ótimo suporte de trabalho nas salas de aulas, por isso, acreditamos que elas possam ser utilizadas como recurso de ensino. Além de ser de fácil acesso (em algumas localidades) há também a vantagem de serem prestigiadas no meio infantil, pois a junção de imagens e texto agrada as crianças e os finais inesperados, característicos dos textos humorísticos e presentes em algumas histórias, são muito atraentes.
      Durante a sequência serão encontradas atividades coletivas, grupais e individuais. Dessa forma, propiciará tanto a colaboração entre leitores para compreender o texto e o confronte de suas diferentes interpretações, como a leitura pessoal que permite a cada criança interagir livremente com o texto.
OBJETIVOS:
*Divertir-se com a leitura de HQs;
*Conhecer e ter contato com o gênero textual em estudo;
*Observar o recurso usado para representar a fala direta dos personagens balões de fala;
*Identificar personagens, suas características e a sequência temporal do texto;

*Analisar os gestos e as expressões dos personagens, relacionando-os ao enredo;
*Reconhecer as ações dos personagens;
*Compreender o uso das variedades lingüísticas para caracterizar os personagens;
*Diferenciar linguagem verbal e não-verbal;
*Identificar a função dos balões de fala, de grito, de sussurro ou cochicho, de choro, de cansaço;
*Inferir o significado de expressões representadas em linguagem não-verbal;
*Compreender a função e a importância das onomatopéias nas HQS;
*Estabelecer relações entre falas e tipos de balões, observando a linguagem e o contexto;
*Indicar para outras pessoas a leitura de HQS.
*Utilizar as imagens e aquilo que você ler para construir o sentido do texto;
*Identificar o conhecimento prévio dos alunos acerca do texto literário, bem como desenvolver a linguagem oral e a leitura, na modalidade de historias em quadrinhos;
DESENVOLVIMENTO:
1ª ETAPA
*Apresentar em slide ou cartaz historias em quadrinhos para iniciar o trabalho com a sequência didática;
*Pergunte as crianças se conhecem os personagens da tirinha e o que sabem sobre elas. Essa conversa inicial é importante para as crianças compartilharem informações que ajudam a compreender a história, se a criança souber que a Magali é comilona, fica fácil entender por que sempre há comida em suas histórias;
*Distribua as cópias e leia coletivamente. Insista em que devem também prestar atenção nos desenhos, nas expressões dos personagens e nas cenas;
*Proponha que tentem contar o que acontece na história apenas observando os desenhos. Trata-se de uma forma interessante de favorecer o uso da imagem para antecipar o significado de um texto.
*De vez em quando você pode investir um pouco mais de tempo para explorar a expressão de uma personagem, com perguntas como: Olhem para a cara do Cebolinha. O que parece esta sentindo? Por que está assim? Vocês acham que a Mônica gostou do que o Cascão disse? Como vocês sabem que ela não gostou? Tenha sempre presente que esse tipo de texto só será compreendido se houver uma interação permanente entre imagem e escrita para construir o sentido. Sua leitura em voz alta é necessária para que as crianças tenham acesso à parte escrita, e é igualmente importante chamar a atenção deles para os componentes visuais da narrativa.
*Após a leitura de cada quadrinho, sugira que as crianças antecipem o que virá a seguir. Em geral, os elementos inesperados são os principais responsáveis pela graça dessas historinhas. Assim, as antecipações aumentam a surpresa, quando as crianças constatam que a personagem não faz o que elas esperavam.
*Interrompa de vez em quando a leitura para pedir às crianças que ainda não lêem convencionalmente que tentem localizar determinada palavra num balão, nessa atividade deverão por em jogo seus conhecimentos sobre as letras e seus sons. Mas embora seja recomendável realizar atividades assim, tenha sempre em vista que a finalidade da leitura é a diversão com a historinha. Com muitos momentos de localização de palavras você corre o risco de esvaziar a atividade de seu objetivo principal.
*Terminada a leitura, converse com as crianças sobre o que entenderam da história, se acharam engraçada, o que aprenderam sobre as personagens e assim por diante.
OBS.: Fazer um quadro registrando a fala das crianças.
Sugestão:
    Personagens e suas principais características

MÔNICA
CASCÃO
MAGALI
CEBOLINHA
CHICO BENTO







Obs.:A professora ou professor deverá deixar outros quadros em branco para que no decorrer da sequência seja preenchido com outros personagens.
2ª ETAPA
Apresentar o texto HQS “Uma turma da pesada” em Data Show, propondo que inicialmente observem as imagens e em seguida façam a leitura do texto.

1.    Organize as crianças em trio, para que conversem acerca do que entenderam do texto.
Neste momento a professora ou professor deverá circular pela sala de aula observando a discussão da dupla e fazendo possíveis anotações para posterior discussão.
2.    Socializar a atividade, questionando:
·       Quais os personagens e características que aparecem no quadro e na HQ lida?
·       Quais os personagens e características que aparecem no quadro, mas não aparece na HQ lida?
Informar as crianças que no decorrer da sequência iremos levar HQs que apareçam estes personagens.
OBS.:O professor ou professora devera explorar as características dos personagens, como por exemplo: quem os lidera, quem fala trocando letras(troca o R pelo L), quem não gosta de tomar banho e etc.
3- Retomar a HQ em estudo apresentando-a em transparência.
OBS.:O professor ou professora deverá cobrir o penúltimo e o último quadrinho.
4- Propor as crianças refaçam a leitura do texto e questionar:
*O que vocês puderam observar nesta leitura?
*Como os personagens aparecem nessa história? Sujos ou limpos?
*Está claro o que aconteceu nesta história?
*O que está faltando?
Neste momento a professora ou professor deverá descobrir o penúltimo e o último quadrinho.
                      *Se não tivesse esse penúltimo e o último quadrinho vocês iriam compreender ou achar graça a história?
OBS.:Conversar com as crianças que somente após a leitura do penúltimo e último quadrinho é que podemos inferir, deduzir ou compreender o que aconteceu antes do fato mostrado no primeiro quadrinho e descobrir onde está a graça da história.
5-Solicitar às crianças que em dupla retornem ao texto com o propósito de explicar o que aconteceu antes do primeiro e por que a história se torna engraçada.
Neste momento a professora  deverá circular pela sala, observando a discussão da dupla e fazendo possíveis anotações para posterior discussão.
6- Socializar a atividade.
Abrir para a discussão  a partir dos seguintes pontos: por que cabe e por que não cabe determinada resposta. Incentivá-los a voltarem ao texto para validarem ou não suas respostas.
7- Entregar uma atividade para responderem em dupla.
ATIVIDADE:
1-Observando atentamente os quadrinhos de 1 a 6, dá para perceber que as cenas ocorrem em um espaço diferente. Que elementos permitem perceber isso?
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2-Que elementos permitem perceber que Mônica e sua turma também caíram no bueiro?
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3-Por que a história se intitula Uma turma da pesada?
(   )porque os personagens são gordos.
(    )porque os personagens estão sempre metidos em confusão.
(    )porque os personagens estão sempre juntos.
8-Socializar as respostas, sugerindo que voltem ao texto para buscar as informações que ajudam a validá-las.
9-Conversar a respeito da atividade realizada e o que puderam aprender.
     3ª ETAPA
OBJETIVO:Compreender a relação entre texto e imagem e as características da HQs.
                   DESENVOLVIMENTO:
1-Conversar com os alunos sobre as aulas anteriores.
2-Apresentar em data show a HQs Magali em Vapt-vupt, questionando:
*Como é a personagem Magali? Qual a sua principal característica?
*Partindo deste título “Vapt-vupt” o que vocês acham que esse texto vai abordar?
3-Propor as crianças que façam a leitura do texto, observando os personagens, onde a história acontece e o que acontece.
Após a leitura conversar com as crianças acerca do texto:
*Quais são os personagens  dessa história? Onde a história acontece? E o que acontece na história?
* O que aparece mais nessa história: a imagem ou a parte escrita?
Explicar as crianças que as HQs têm uma linguagem verbal (escrita) e não-verbal (imagem).
4-Propor que em dupla as crianças façam a leitura do texto e em seguida realizem a atividade, pensando no titulo do texto.
5-Observar as estratégias utilizadas pelas crianças para resolver as questões.
6-Informar às crianças que antes de responder voltem ao texto para buscar as informações necessárias.


 ATIVIDADE:
1-“Vapt-vupt” é o titulo dessa história. Essa expressão á idéia de:
(    ) lentidão                                     (       ) rapidez
2- Em sua opinião, a expressão que da titulo a história está ligada ao tempo de preparo do bolo, ao tempo de consumo do bolo ou aos dois?
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 3-Observe o 1º quadrinho da história e responda:
a)A personagem está:
(    )falando       (    )cochichando       (    )gritando       (    )pensando
b)Em qual cômodo da casa ela esta?
(    )sala             (      )quarto                (      )cozinha       (    )banheiro
c)Nesta história, fica evidente uma das principais características da personagem Magali. Que característica é essa?
(    )medrosa       (    )briguenta           (     )gulosa          (    )tímida
d)Retorne ao 15º quadrinho e observe o que o personagem está fazendo enquanto confeita o bolo:
(    )falando         (    )cantando                (    )comendo
e)Observe o balão do 17º quadrinho e, depois responda o que a personagem esta fazendo:
(    )pensando   (    )cochichando         (    )falando           (    )gritando
5-Você sabe reconhecer pela fisionomia quando as pessoas estão alegres ou tristes, assustadas ou bravas? Então, observe o último quadrinho dessa história e responda:
a)Qual das personagens demonstra satisfação?
________________________________________________________
b)Na sua opinião, que sentimento a fisionomia da mãe de Magali demonstra?
(    )alegria           (    )triste         (    ) surpresa  
7-Socialize as respostas, sugerindo que voltem ao texto para buscar as informações que ajudam a validá-las.
*Na 3ª questão a letra (A) a personagem está pensando. Como é possível saber isso? (pelo tipo de balão) Que gesto a personagem está fazendo que confirme o fato de ela está pensando?
*Comentar com as crianças que para entender as HQs, é necessário saber o que cada tipo de balão indica, isto é, se o personagem está falando, pensando ou cochichando, gritando, etc.
*Retornar ao texto observando quais os balões que são utilizados nesta história e como eles são.
8-Conversar a respeito da atividade realizada e o que puderam aprender.
9-Anotar no quadro a conclusão coletiva, propondo as crianças que anotem em seu caderno para posterior consulta.
4ª ETAPA
OBJETIVO:Estabelecer relações entre fala e tipos de balões, observando a linguagem e o contexto.
DESENVOLVIMENTO:
1-Converse com as crianças sobre HQs, levantando alguns questionamentos:
*Você já percebeu ao ler HQs o quanto elas são coloridas e movimentadas?
*Já percebeu também que, na maioria das vezes, os textos das histórias ficam dentro dos balões?
*Como é possível perceber os sentimentos e as reações dos personagens nas HQs?
2-Propor a turma a conhecer um pouco sobre os balões presentes nas HQs?
*Veja como eles podem ter diferentes formatos.

*Por que será que eles são desse jeito?
informá-los que nas Histórias em Quadrinhos, os balões fazem parte da ilustração da história. Eles ajudam a contar a história, demonstrando o tipo de sentimento envolvido nas falas dos personagens.
3-Apresentar o texto abaixo propondo que façam a leitura em dupla e observem as falas e os balões utilizados no texto.
4-Após a leitura propor que socializem os balões presentes na HQs e o significado de cada um deles.
Questionar:Em que estes recursos gráficos nos ajudam na compreensão do texto?
5-Propor que em dupla as crianças façam a releitura a releitura do texto e em seguida realizem a atividade.
6-Observar as estratégias utilizadas pelas crianças para resolver as questões.
7-Informar as crianças que antes de responder voltem ao texto para buscar as informações necessárias.
8-Após a atividade conversar com as crianças chegando a conclusão: O que se pode concluir sobre a representação das linguagens escrita e gráficas nas histórias em quadrinhos?

























 
     

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Projeto Baú de Leitura

Essa proposta nasceu da vontade de pessoas que se preocupam com a educação de crianças que não tem acesso a livros, principalmente crianças da zona rural. O Baú de Leitura vem resgatar tradições já esquecidas de uma maneira geral. Mas, muitos questionamentos surgiram com a chegada do baú na escola em que leciono: como surgiu? Quando e qual objetivo principal do mesmo? Estarei aqui me debruçando sobre sua metodologia e prática.
O baú de leitura surgia nos anos de 1999, como uma maleta que pretendia visitar as escolas e proporcionar momentos de leitura e encantamento. Firmou-se da provocação e do estimulo do UNICEF, que sugeriu ao MOC (Movimento de Organização Comunitária) a realização de experiências para estimular a leitura prazerosa. Tem como parceiros, a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Infantil do Estado da Bahia, PETI, as Prefeituras Municipais e Secretarias de Ação Social e Educação. Tendo como um dos principais objetivos de contribuir no combate do trabalho infantil, trazendo esperança e alegria na vida de milhares de crianças e adolescentes.
 O início foi difícil e ainda continua sendo para nós que estamos conhecendo o projeto agora, mas é um projeto apaixonante, para pessoas compromissadas verdadeiramente com a escola, com os alunos, com a família, com a comunidade. Porém, encontramos bastantes dificuldades quando nos deparemos com projetos bons, onde muitas pessoas que tem olhares diferentes e não conhecem a metodologia ainda nos podam com seu olhar desconfiado. Entretanto, nosso trabalho é de suma importância para a comunidade, pois vem trazer alegria, aprendizado, conhecimento do mundo e de se mesmo, as crianças têm contato direto com sua identidade pessoal, identidade familiar e identidade local.
     Foram realizados em minha sala de aula vários trabalhos com o baú resgatando culturas que vem sendo esquecidas pela comunidade como cantigas de roda, contos orais, momentos de convívio familiar e resgatando de forma geral a cultura da sua identidade local. Os alunos e alunas aprendem a respeitar as culturas de outros lugares, a religião, as diferenças raciais, a impor como seres humanos críticos e pensantes têm uma visão totalmente diferente do que viviam antes da chegada do baú. Pois o mesmo vem trazendo pra crianças e adolescentes práticas de leituras lúdicas, valorizando o saber popular e a literatura. Tendo como objetivo criar oportunidades de exercício de diversas leituras e despertar a autoestima, a criatividade e a sensibilidade através da leitura, despertando-nos mesmos a leitura por PRAZER e não por obrigação. Como diz o nosso grande escritor Monteiro Lobato, “Um país se faz com homens e livros”.
                           



  A nossa formação é em Feira de Santana cidade localizada no Estado da Bahia, onde aprendemos na metodologia e na prática como fazer e ensinar os nossos discentes a trabalhar com o baú, essa formação é de suma importância para o desenvolvimento do trabalho em sala de aula. O trabalho é muito gratificante, os alunos aprendem a sua identidade pessoal, como a origem do seu nome, do seu sobrenome e assim fazendo e reconhecendo a sua própria história. Nosso primeiro trabalho realizado foi conhecer a identidade pessoal dos discentes, mas assustei-me comigo mesmo, não conhecia nem a mim mesma. Foi a partir daí que comecei a perceber que eu também tinha uma história e que estava esquecida, porém trabalhando o baú dei-me conta que tenho origem, sei de onde vim sou construtora da minha própria história. O projeto me trouxe mais paixão pelo meu mundo, pelo mundo dos livros, pelo mundo da fantasia vivendo a realidade. Fizemos entrega dos Baús que foram doados pelo MOC em várias escolas com festas, brincadeiras, cantiga de roda, contação de histórias e a apresentação do projeto, no entanto,estamos esperando a compra dos outros e faremos uma corrente de multiplicadores do trabalho ajudando outras escolas a construírem seus próprios baús.
  Enfim, foram feitos vários trabalhos em sala de aula com as crianças, onde eles aprenderam a ouvir com mais atenção as histórias, tornaram-se mais criativos com as dramatizações feitas por eles mesmos, e resgataram valores já esquecidos. Segundo Albert Einstein "A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original". Quando nos abrimos a um novo mundo cada vez mais nosso aprendizado aumenta, e venho aqui mostrando nossos primeiros e já grandes passos no projeto implantado no nosso município, e que a pessoa que tem um compromisso real e apaixonante pela educação torne-se uma pessoa filiada ao projeto com compromisso e dedicação. Assim sendo, vocês verão algumas fotos dos trabalhos realizados Por mim professora Claudia Luciana Cavalcante Almeida e meus discentes na instituição em que leciono a Escola Municipal Arlete Góis. Agradeço a ajuda das pessoas que diretamente ou indiretamente me ajudaram no projeto desde a direção, secretários, educadores e educadoras, as pessoas de serviços gerais, o guarda da escola, a coordenadora da escola e a grande ajuda da coordenadora dos professores do baú de leitura. Terminarei meu relato dizendo que este projeto muito nos inspira a continuar acreditando e construindo juntos, pois neste "jardim de cada um" a criança vai se encontrando, descobrindo ou mesmo modificando o seu "jeito de ser ", sua identidade, e a dos outros.



segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Que tal interagir conosco?

Acabamos de abrir o nosso blog, onde desejamos compartilhar os nossos conhecimentos e práticas pedagógicas e da mesma forma adquiri-los dos que interagirem conosco. 
Através  deste, pretendemos socializar atividades realizadas na instituição  onde trabalhamos, que vem tendo resultados satisfatórios na aprendizagem dos discentes que dela participam. Assim,estaremos postando projetos, sequências didáticas e planos de aulas.